Duas equipes do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres (CEMOT) de Guaraí foram classificadas para representar o Estado na fase final da 16ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que será realizada presencialmente em São Paulo no dia 24 de agosto, sendo que uma delas, a denominada “Os Tucanos”, ficou com o título de melhor equipe do Tocantins.
A equipe “Os Tucanos” é formada pelos estudantes Lucas da Silva Evangelista, Ester Sousa Santos e Kayllan Rocha. A segunda equipe, com o nome de “Guarás”, é formada pelos alunos Anna Karolina Pinho, Yasline Alves dos Santos e Maria Regina Ferreira Soares. Esses dois grupos finalistas estão sendo orientados pelo professor e mestre em História, Dionathan Soares Fragoso.
Segundo as informações da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), o Tocantins registrou um total de 714 equipes inscritas na olimpíada e apenas quatro destas foram classificadas para a fase final, representando as escolas públicas e privadas. Para chegar na final, as equipes precisaram passar por seis fases anteriores realizadas de forma on-line, com provas escritas e tarefas.
Professor que motiva
O professor Dionathan foi aluno do CEMOT entre 2008 e 2009. Ele voltou à escola em 2021, agora como professor contratado, e, em 2024, tomou posse como profissional concursado. O educador desenvolve um trabalho que chama a atenção e faz a diferença na escola. Na ONHB, ele contou com o apoio da professora Ana Lucia Silva Paula, que auxiliou com a elaboração das tarefas.