O último domingo, 19 de novembro, entrou para a história do Tocantins. Neste dia, segundo dados do Grupo Storm, empresa de monitoramento climático, teriam sido registradas 109.357 descargas atmosféricas, o maior volume para a região em 24 horas. O recorde anterior era de outubro de 2021, com 85.513 descargas, lembrando que apenas os raios que tocam o solo são contabilizados.

 

Além dos raios, os últimos dias tem sido registradas fortes rajadas de vento e volumes intensos de chuva no Tocantins. Tais ocorrências climáticas possuem correlação estreita com o fenômeno El Niño. Vale ressaltar que este padrão climático deve prevalecer nos próximos dias, situação que pode provocar ainda mais estragos. É importante permanecer alerta e monitorar previsões do tempo.

 

Sistema Alert-AS do INMET

 

Uma das formas de acompanhar alertas de fenômenos climáticos severos no Brasil é através do sistema Alert-AS, desenvolvido por técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A ferramenta, atualizada a cada 24 horas, possibilita que o usuário saiba com antecedência como se prevenir, fornecendo ainda orientações claras do que deve ser evitado no auge destas ocorrências.

 

 

10 dicas (temporais e tempestades)

 

1 - Procure não sair de casa;

2 - Se afaste da rede elétrica;

3 - Não manipule inflamáveis;

4 - Saia de perto de metais;

5 - Fique longe de árvores isoladas;

6 - Evite rios, lagos, praias e o mar;

7 - Não fique em locais altos;

8 - Desligue os eletrodomésticos;

9 - Não use telefone fixo (de linha);

10 - Não use celular no carregador.

 

Contatos da Energisa Tocantins

 

Aplicativo Energisa ON

WhatsApp (63) 9 9222-6664

www.energisa.com.br

0800 721 3330