Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), contabilizados entre 1º de janeiro e 24 de dezembro deste ano, o Tocantins foi atingido por mais de 2,1 milhões de raios, número que é 42,6% maior do que em 2018, quando o Estado registrou 895.587 mil descargas elétricas do tipo.

 

A explicação para este aumento considerável está na oscilação climática, que foi muito presente durante todo o ano prestes a encerrar. Vale lembrar que os raios são formados pelo atrito de partículas de gelo na atmosfera, fenômeno que é comum em regiões do planeta que possuem clima tropical, caso do Brasil.

 

Em função da alta incidência, a Defesa Civil do Tocantins orienta a população para que tome cuidados durante tempestades. Para quem estiver em casa, a recomendação é não sair, permanecer calçado e longe de objetos metálicos. Fora de casa, evite a proximidade com árvores isoladas, piscinas, praias e rios.

 

Estatísticas apontam que entre 20% e 30% das vítimas atingidas por raios infelizmente morrem, a maioria delas em função de paradas cardíacas e respiratórias. Cerca de 70% das pessoas que sobrevivem a este tipo de acidente, sofrem por um longo período de tempo com sequelas psicológicas e físicas.