A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou que houve um aumento de 1.657,7% nos casos suspeitos de dengue, zika vírus e febre chikungunya no Tocantins nestes primeiros meses de 2019. Até o momento, 3.867 pessoas contrariam doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti no Estado, sendo que em 2018, neste mesmo período, houve apenas 220 notificações.

 

Até o momento, ainda conforme dados da SES, 32 municípios já confirmaram casos de dengue, zika ou chikungunya. Existem ainda 6 óbitos sob investigação, todos relacionados com sintomas típicos de dengue hemorrágica. Diferentemente de outras cidades, em Guaraí, o número de notificações ainda é considerado baixo, mas a população deve se manter em alerta máximo.

 

O biólogo em saúde e gerente de Vigilância das Arboviroses, Evesson Farias de Oliveira, explica a maneira mais adequada para evitar doenças transmitidas pelo aedes aegypti é por meio da eliminação dos locais onde o inseto pode se desenvolver. “As residências respondem por 80% dos focos, desta forma, a população é principal parceira no enfrentamento do mosquito”, explica Oliveira.

 

Ações contra o mosquito

 

Ainda segundo informado pela SES, o monitoramento da situação em todo Estado está sendo realizado periodicamente. Nos municípios onde há maior número de registros das doenças transmitidas pelo aedes aegypti, equipes também estão sendo capacitadas para atuar na linha de frente, com o apoio de carros fumacê, utilizados para aplicação de inseticida de baixo volume.

 

Considerando o atual cenário, o Governo do Estado orienta as prefeituras quanto a necessidade de realização urgente de ações integradas, contínuas e estratégicas, especialmente durante este período do ano, onde há mais chances do mosquito se reproduzir em função do grande volume de chuvas. Vale destacar que o perigo é eminente e toda a população deve fazer sua parte.