Falta de chuvas, ventos fortes e o calor são alguns dos fatores que contribuem para o surgimento de novos focos de queimada no Tocantins. Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre 1º de janeiro e 4 de junho deste ano o Estado já contabilizou cerca de 1.700 focos, ocupando a 3ª posição no ranking nacional, atrás apenas de Mato Grosso e Roraima.

 

A expectativa é de o número incêndios aumentem de forma considerável a partir deste mês de junho, já que não há qualquer previsão de chuvas para a maior parte do Estado, situação que deve permanecer estável até os meses de setembro e outubro, quando tradicionalmente ocorre o período de estiagem no Tocantins, popularmente conhecido como o “verão tocantinense”.

 

Outra grande preocupação é com as queimadas criminosas, especialmente nas áreas de pastagem e faixas de domínio das rodovias estaduais e federais que cortam o Estado. Muitas pessoas, movidas por desconhecimento ou simplesmente ignorando as consequências, ainda insistem em provocar estes tipos de incêndio, que acabam se tornando incontroláveis nesta época do ano.

 


CLIQUE AQUI e confira o ranking completo e atualizado das queimadas registradas no país.

 

Para tentar reduzir os números de focos de incêndio no Estado, o Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS) contratou recentemente 60 brigadistas. Conforme o órgão, eles atuarão especialmente de forma preventiva. No próximo dia 11 de junho será assinado ainda um termo de parceria entre 20 instituições que atuarão exclusivamente no combate e na prevenção de queimadas.

 

Denuncie crimes ambientais no Tocantins

 

Qualquer pessoa pode denunciar crimes ambientais em território tocantinense, basta ligar gratuitamente para a Linha Verde do NATURATINS, por meio do telefone 0800 63 11 55. Se o denunciante preferir, poderá não se identificar, lembrando que é extremamente importante que as informações fornecidas apontem suspeitos, já que só há crime quando a autoria pode ser identificada.