A Secretaria Estadual da Saúde (SES/TO) comunicou oficialmente na manhã deste sábado (1º fevereiro), que iniciou protocolos de segurança para investigar um caso suspeito de coronavírus. A suspeita recai sobre um cidadão alemão de 33 anos, que chegou ao Tocantins, vindo de São Paulo, nesta sexta-feira (31/01).

 

De acordo com o histórico do paciente, ele teria entrado em contato com asiáticos durante a viagem iniciada na Alemanha. Ao desembarcar no Tocantins, após escala em São Paulo, começou a se sentir mal. Ele foi atendido no Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN), onde permanece internado até o momento.

 

A SES/TO informou ainda que o quadro do paciente é estável. Por segurança, o estrangeiro foi isolado e se houver necessidade, será transferido para Palmas, até que o diagnóstico seja confirmado ou descartado, seguindo o protocolo elaborado com base em normativas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Até o momento o Brasil não confirmou nenhum caso de coronavírus, mas existem 16 suspeitas sendo investigadas no Ceará (1), Rio Grande do Sul (4), Santa Catarina (2), Paraná (1) e São Paulo (8). Quase 12 mil pessoas contraíram o vírus, 99% dos casos foram registrados na China, onde mais de 250 pessoas morreram.

 

 

Ufa! Ainda bem né?

Suspeita de Coronavírus é descartada no Tocantins; turista alemão estaria com o Influenza A

https://guarainoticias.com.br/noticia/suspeita-de-coronavirus-e-descartada-no-tocantins-turista-alemao-estaria-com-o-influenza-a