O aumento do número de casos confirmados de Febre Chikungunya no Tocantins vem preocupando toda a população nestes primeiros meses do ano. Dados da Secretaria Estadual da Saúde (SESAU) e do Ministério da Saúde apontam que houve um aumento de 163% na incidência da doença, se comparado ao mesmo período registrado no ano passado.

 

Até o momento são 3.682 casos confirmados de Febre Chikungunya, contra 1.398 notificações positivas registradas entre janeiro e maio de 2016. A situação é tão grave que o próprio Ministério da Saúde emitiu uma nota colocando o Tocantins em situação de alerta, juntamente com o Estado de Roraima, onde a epidemia também apresentou um salto de casos confirmados.

 

Para o secretário da SESAU, Marcos Muzafir, a população precisa se envolver mais ativamente no combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Febre Chikungunya, da Dengue e do Zika Vírus. “Cada pessoa deve fazer na sua casa a limpeza semanal dos lugares onde o mosquito pode nascer, só assim controlaremos a epidemia”, alerta o gestor.

 

Vale destacar que a cada ano que passa as epidemias transmitidas pelo Aedes Aegypti vem provocando milhares de internações. Quando não matam, as infecções têm provocado ainda sequelas graves aos pacientes acometidos pelas doenças. Há ainda relatos que precisam ser estudados das viroses sendo transmitidas por outros meios, que não apenas o mosquito vetor.