Entre o dia 1º de janeiro e o último dia 06 de agosto o Tocantins contabilizou mais de 4,6 mil focos de incêndio, 28,2% mais do que no mesmo período do ano passado. Mais de 50% das áreas devastadas pelo fogo até o momento estão concentrados em apenas 7 dos 139 municípios que o Estado possui.

 

Os números colocam o território tocantinense na 2ª posição do ranking nacional de queimadas, que é monitorado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Apenas o Estado de Mato Grosso, com quase 10 mil focos contabilizados neste ano de 2019, possui maior número de áreas atingidas do que o Tocantins.

 

Os 7 municípios do Tocantins que concentram mais de 50% dos focos de incêndio registrados em 2019 são: Formoso do Araguaia (14,2%), Lagoa da Confusão (11,4%), Mateiros (6,8%), Pium (6,1%), Goiatins (5,4%), Lizarda (3,4%) e Tocantínia (3,2%). Guaraí soma até agora 15 focos (0,3% do total).

 

O Governo do Estado decretou recentemente “risco de desastre” nas regiões mais afetadas. Integrantes do Exército Brasileiro, Bombeiros Militares e Brigadistas tentam fazer o que podem para minimizar os estragos, mas o quantitativo de equipes disponibilizadas ainda é insuficiente para a demanda.

 

Além do alto número de focos de incêndio, a falta de investigações adequadas das queimadas criminosas e o baixo número de fiscalizações, contribuem para que a situação piore. Em Guaraí, por exemplo, não existe brigada de incêndio e os bombeiros mais próximos estão em Colinas do Tocantins, distante 90KM.