O Governo do Tocantins inicia a partir desta sexta-feira, 12 de janeiro, a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), nas versões impressa e digital, que vão substituir gradativamente o Registro Geral (RG) adotado pelos Estados. Apesar da mudança, o documento atual continuará válido até o ano de 2032.

 

O novo documento permite a integração de dados de forma segura e por um fluxo em tempo real. A CIN segue padrões internacionais. Entre as inovações está a inclusão do QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável realizada por órgãos de segurança pública, além de outras instituições.

 

A validade do novo documento será de cinco anos, isso no caso de pessoas com até 11 anos de idade completos; de dez anos, para pessoas com idade de 12 anos completos até 59 anos; e indeterminada, para pessoas com idade a partir de 60 anos, lembrando que a emissão da primeira CIN será totalmente gratuita.

 

Como emitir o novo documento?

 

Para ter acesso ao documento, em Palmas, é necessário fazer o agendamento através do site https://iito.ssp.to.gov.br/servicos. Toda sexta-feira, a partir das 14 horas, são liberadas novas vagas para o agendamento e posterior atendimento. Já nas demais cidades, será preciso procurar os núcleos de identificação.