Representando Palmas e Guaraí no Tocantins, Alisson Furtado e Cipriano Sousa estão entre os profissionais que compõe a arbitragem do jogo de ida da grande final da Copa Verde 2025, partida que será realizada em Belém-PA nesta quarta-feira, 09 de abril, envolvendo as equipes do Paysandu-PA e do Goiás-GO. Em disputa, uma vaga direta para a 3ª fase da Copa do Brasil do próximo ano.
No caso de Alisson, será a 8ª participação em decisões da competição, sendo quatro como árbitro principal e outras quatro como auxiliar no VAR. Cipriano participa pela 2ª vez de um jogo final do torneio regional. Sua 1ª participação foi no ano de 2023, justamente em uma final que envolvia as mesmas equipes e teve o Goiás-GO como campeão, vencendo os jogos de ida (2x1) e volta (2x0).
Arbitragem (jogo de ida)
Árbitro Principal: Alisson Sidnei Furtado-TO
Arbitro Assistente 1: Anne Kesy Gomes de Sa-AM
Arbitro Assistente 2: Cipriano da Silva Sousa-TO
4º Arbitro: Marcos Mateus Pereira-MS
Quality Manager: Fernando Jose de Castro Rodrigues-PA
Inspetor: Luiz Flavio de Oliveira-RJ
5º Arbitro: Marcio Gleidson Correia Dias-PA
VAR: Rodrigo Batista Raposo-DF
AVAR: Ciro Chaban Junqueira-DF
Observador de VAR: Lucio Ipojucan Ribeiro da Silva de Mattos-PA
Assessor: Raimundo Nonato Lopo de Abreu-DF
Premiação financeira
Em valores financeiros, a Copa Verde costuma pagar até R$ 3 milhões ao campeão, porém como ela garante vaga na 3ª fase da Copa do Brasil do ano seguinte, proporciona um incremento considerável no faturamento dos clubes participantes, que apenas por estarem nesta fase, independentemente de qualquer resultado dentro de campo, recebem em média mais de R$ 2,3 milhões.
Transmissão e horários
Para quem deseja acompanhar a grande decisão ao vivo e com imagens, os direitos de transmissão são exclusivos dos canais por assinatura TNT e MAX. O jogo de ida em Belém-PA, nesta quarta-feira, 09 de abril, está marcado para iniciar às 20h (horário de Brasília-DF). A volta será disputada em Goiânia-GO no dia 23 de abril, porém com início a partir das 19:30h (horário de Brasília-DF).
Os campeões do torneio
Em suas 11 edições já realizadas a Copa Verde, que é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), teve seis campeões diferentes. O Paysandu é o maior campeão e faturou o troféu em quatro oportunidades: 2016, 2018, 2022 e 2024. Os outros campeões foram o Cuiabá (2015 e 2019), Brasília (2014), Luverdense (2017), Brasiliense (2020) e Remo (2021) e o Goiás (2023).