Sem atingir as metas de vacinação do público alvo da campanha contra o Vírus Influenza (H1N1, H3N2 e B), a Secretaria Estadual da Saúde (SESAU) confirmou nesta segunda-feira (05/06), que irá ampliar a imunização para toda a população do Estado a partir do dia 12/06. Segundo nota divulgada pela pasta, as doses estarão disponíveis até que os estoques sejam finalizados.

 

Iniciada em abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Vírus Influenza não atingiu as metas de imunização definidas para este ano em boa parte do país. No Tocantins foram imunizadas pouco mais de 251 mil pessoas, representando uma cobertura vacinal de 78,9% do público alvo, ficando abaixo dos 90% preconizados pelo Ministério da Saúde.

 

Para não perder as mais de 10 milhões de doses em estoque, o Ministro da Saúde Ricardo Barros orientou que os estados liberem a vacinação para todos os públicos. "Devido à baixa circulação do vírus, o público-alvo procurou menos os postos de saúde neste ano. Para que não haja desperdício, liberamos as doses enquanto durarem os estoques”, comentou Barros.

 

Estudos mostram que o vírus influenza está associado a uma série de complicações, como pneumonias e doenças cardíacas. Além da proteção, as pessoas imunizadas evitam quadros mais graves da doença, relacionados especialmente com hospitalizações e até mesmo a morte. A proteção leva duas semanas para funcionar e dura cerca de nove meses.

 

Público alvo da campanha

 

Vale destacar que até o dia 9/06 a vacina continuará sendo ofertada exclusivamente para as pessoas que integram o público alvo da campanha no Tocantins, incluindo professores, trabalhadores do sistema prisional, detentos privados de liberdade, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias (puérperas), crianças de seis meses a cinco anos de idade, idosos com mais de 60 anos, aqueles que possuem alguma doença crônica e usam remédios controlados, além de portadores de condições clínicas especiais.