O câncer é uma doença grave, até hoje sem cura, de forma que os médicos e cientistas em todo o mundo exploram soluções possíveis para o problema, incluindo meios que às vezes podem parecer não convencionais.

 

Pesquisadores do Instituto do Câncer Dana-Farber, em Boston, nos EUA, liderados pela médica Catherine Wu, estão usando uma técnica com vacinas, que busca eliminar células cancerígenas específicas.

 

Diferentemente de testes similares já realizados, o novo método utiliza neoantígenos, que são proteínas extraídas do próprio tumor do paciente, sequenciadas e alteradas geneticamente em laboratório.

 

Conforme os primeiros resultados, quando o sistema imunológico do paciente recebe uma dose dos neoantígenos modificados em laboratório, isso acaba ativando suas células T para atacar as células cancerosas de forma eficaz.

 

Por ser uma vacina específica para cada tipo de tumor e paciente, ainda é preciso definir de forma clara a metodologia do tratamento. Apesar de estar na fase inicial, já é possível observar grandes avanços nos testes.

 

Conforme Catherine Wu, após dois anos de pesquisas, os primeiros pacientes a passarem pelo teste continuam 100% curados, sendo que o tratamento não apresentou efeitos colaterais consideráveis.

 

A médica lembra que, embora esses resultados sejam promissores, a terapia é relativamente nova e exige muitos outros testes clínicos. “Estamos confiantes e esperamos que este seja o caminho para a cura definitiva do câncer”.