O Tocantins já ocupa o 2º lugar no ranking nacional de queimadas. A informação é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que monitora a situação em todo o país. Conforme os dados, levando em conta apenas os 12 primeiros dias deste mês de junho, o Estado acumula quase 4 mil focos, atrás apenas de Mato Grosso, onde foram contabilizados quase 9 mil focos de calor.

 

Apesar de ocupar mais uma vez as primeiras posições do ranking, o Tocantins apresenta uma redução de 2,53% no número dos focos de incêndio, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Os municípios mais afetados até o momento são Santa Rita do Tocantins, com mais de 10% dos focos de incêndio, seguida por Pium (8,6%), Mateiros (6,1%) e Tocantínia (5,3%).

 

Desde o início de maio o Estado vem mobilizando equipes para o trabalho de prevenção e combate a incêndios, incluindo a contratação de brigadistas para atuarem nos locais com maior número de focos. Vale destacar que entre os meses de junho e setembro não costuma chover no Tocantins, situação que, aliada a falta de consciência de muitas pessoas, acentua o número de incêndios.

 

Linha Verde do NATURATINS:

 

Qualquer pessoa pode denunciar crimes ambientais em território tocantinense, basta ligar gratuitamente para a Linha Verde do NATURATINS, por meio do telefone 0800 63 11 55. Se o denunciante preferir, poderá não se identificar, lembrando que é extremamente importante que as informações fornecidas apontem suspeitos, já que só há crime quando a autoria pode ser identificada.