Setembro tradicionalmente é um dos meses mais quentes do ano Tocantins, porém em 2024 as temperaturas vão ficar entre 4 e 6 graus acima da média histórica para o período. Isso é o que indicam os principais institutos responsáveis por monitorar o clima. Com o tempo seco e a baixa umidade, o consumo de energia elétrica tende a aumentar, assim como os ricos à saúde.
Nos próximos 15 dias não estão previstas chuvas no Estado, lembrando que o território está sob a influência de um sistema de alta pressão atmosférica estacionado sobre a região central do país, que tende a inibir a formação de nuvens e frentes frias. A radiação solar será maior e, consequentemente, as temperaturas também, ultrapassando a barreira dos 40 graus com frequência.
Além do Tocantins, a temperatura elevada deve afetar estados como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, São Paulo e Amazonas. A abrangência do clima quente deve ser maior na segunda semana de setembro. Com tanto calor, as insistentes e devastadoras queimadas infelizmente vão ser ainda mais frequentes, podendo bater todos os recordes de anos anteriores.
Chuva que é bom só em outubro
As previsões não são animadoras e as chuvas mais intensas devem começar a ser registradas somente no mês de outubro. Vale destacar que o Estado se encontra em período de estiagem desde o fim de maio e de lá para cá poucas regiões tiveram algum volume significante neste período. No caso específico de Guaraí, por exemplo, choveu apenas 10 milímetros no último dia 14 de agosto.
10 dicas para enfrentar o calorão:
1. Beba bastante água potável;
2. Espalhe toalhas úmidas pela casa;
3. Lave nariz e olhos com regularidade;
4. Use hidratantes para a pele;
5. Use hidratantes para os lábios;
6. Evite exposição das 10h às 16h;
7. Use umidificadores de ar à noite;
8. Coma frutas ricas em suco;
9. Use filtro solar, mesmo na sombra;
10. Mantenha a casa sempre limpa.