A meteorologista Ana Paula Paes, que recentemente participou de um seminário realizado na capital Palmas, disse que as temperaturas vão continuar acima da média no Estado em janeiro do próximo ano, com a possibilidade de novas ondas de calor serem registradas, situação que pode perdurar até o mês de abril.

 

“Nos últimos meses, tivemos um volume de chuva abaixo da média no Tocantins e isso não deve ser recuperado, afetando também a produção agrícola”, exemplifica a especialista em eventos climáticos extremos e doutora em eletricidade atmosférica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

 

A afirmação da especialista foi exposta durante o 1º Seminário Tocantinense sobre o Clima, realizado na última terça-feira, 19 de dezembro. O evento reuniu representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Sindicato dos Jornalistas e Energisa. Cerca de 100 participantes acompanhavam na plateia.

 

Previsão da temperatura média para os três primeiros meses de 2024.

 

Efeitos do fenômeno “El Niño”

 

Uma das explicações para os dias de intenso calor, que, como consequência, geram fortes tempestades, pode ser explicada pelos impactos do “El Niño”. Segundo especialistas, o fenômeno climático altera temperaturas no Oceano Pacífico e isso acaba modificando o ciclo de todo o hemisfério Sul do planeta.

 

Sistema Alert-AS do INMET

 

No Brasil, é possível acompanhar alertas de fenômenos climáticos severos através do sistema Alert-AS, desenvolvido por técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A ferramenta, atualizada a cada 24 horas, possibilita que o usuário saiba com certa antecedência os mais diversos tipos de ocorrências.