Um tamanduá-mirim, também conhecido como “mambira”, acabou sendo resgatado por biólogos que atuam como voluntários e foram acionados por moradores de uma residência situada no Setor Universitário em Guaraí. O animal silvestre subiu no telhado da residência, logo após ser acuado por um cachorro. Apesar do susto, ele não se feriu, sendo devolvido para o seu habitat natural.
Segundo relato dos biólogos que atuaram no resgate, este foi o quinto animal silvestre recolhido por eles no perímetro urbano de Guaraí apenas nos últimos dois meses. A expectativa dos voluntários é de que mais resgates possam ser realizados em breve, já que devido o período de estiagem, espécies migram para a cidade em busca de alimento ou então fugindo das constantes queimadas.
Animal possui garras mortais
Apesar da aparência amigável e inocente, o “mambira”, quando se sente ameaçado, pode causar muitos estragos ao prender suas garras afiadas e mortais no corpo de quem ignorar o perigo, seja ser humano ou animal (pet). O abraço de um exemplar desta espécie pode até dilacerar ossos, sendo assim, especialistas não recomendam o manuseio sem equipamentos adequados.
Outros casos repercutidos
Nos últimos dias o Guaraí Notícias noticiou dois casos envolvendo a atuação dos biólogos Daniel Dias, Paulinha Almeida e Eduarda Melo. O primeiro deles foi o resgate um lobinho que parecia ter sido atropelado e foi encontrado bastante debilitado próximo a um posto de combustíveis. O outro envolveu uma cobra de quase 2 metros (jaracuçu do brejo), localizada no sofá de uma residência.
Apoio aos biólogos voluntários
Vale ressaltar que Guaraí ainda não possui equipe especializada no resgate de animais silvestres e nem unidade militar dos Bombeiros. Os biólogos voluntários pretendem continuar atuando até que for necessário, mas estão precisando de materiais de apoio para este serviço, incluindo caixa de transporte para serpentes, gaiola de transporte de animais, luvas de couro e um veículo de apoio.
Contatos dos biólogos
Daniel e Eduarda – (63) 9 9966-4610
Paulinha Almeida – (63) 9 9992-3505