Durante operação realizada na manhã desta quinta-feira (21/05), a Polícia Civil do prendeu quatro moradores de Guaraí, suspeitos de oferecer suporte para uma quadrilha que tentou assaltar um carro-forte e explodiu um posto de atendimento bancário na cidade de Pequizeiro, crimes registrados em outubro de 2019. Um dos integrantes do grupo criminoso também foi preso em Belém (PA) e trazido para Guaraí. Ele teria conseguido fugir do cerco policial montado na época.

 

Chamada de “Operação Américo Gama”, o nome da ação realizada nesta quinta-feira é uma homenagem ao sargento da Polícia Militar Deusdete Américo Furtado Gama, que morreu em um dos confrontos travados contra integrantes da quadrilha no ano passado. Na época, seis criminosos também foram mortos em confronto. Eles integravam uma quadrilha especializada em assaltos à banco e carros-fortes oriunda do Ceará, conhecida como “Quadrilha dos Pipocas”.

 

Foto: Divulgação/Polícia Civil do Tocantins

Armas, munições, dinheiro e outros objetos apreendidos durante a operação em Guaraí.

 

Conforme apontam as investigações da Polícia Civil, que duraram mais de seis meses, os detidos em Guaraí teriam sido recrutados para dar suporte, caso houvesse algum problema durante a tentativa de assalto ao carro-forte em Pequizeiro, o que acabou de fato acontecendo. A estratégia do grupo criminoso em selecionar moradores locais foi útil para um dos envolvidos, capturado em Belém (PA), onde vivia com a família em um condomínio de classe média alta.

 

Os nomes dos presos na operação realizada em Guaraí não foram divulgados. A Polícia Civil destaca ainda que o suspeito detido em Belém foi trazido até Guaraí de helicóptero. Segundo apontam as investigações, ele teria sido responsável por organizar outro grande assalto a carro-forte ocorrido no ano de 2015 e realizado na cidade de Russas, interior do Ceará. Na época dos fatos, um policial militar atuante daquele estado também acabou sendo morto.

 

Equipes envolvidas na “Operação Américo Gama”:

 

Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC) de Palmas

Diretoria de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO)

Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE)

4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Guaraí

Polícias Civis dos estados do Pará e do Maranhão