A Secretaria Estadual da Saúde do Tocantins (SES/TO), descartou, de maneira oficial, durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (03/02), a suspeita de infecção por Coronavírus investigada desde o último dia 31/01. O turista alemão de 33 anos internado no Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) contraiu o vírus H1N1, conhecido popularmente como “Influenza A”.

 

O quadro clínico do paciente apresentou melhora e resultados de exames confirmaram a presença do vírus “Influenza A”, que assim como o Coronavírus, causa Síndrome Respiratória Aguda. “No Tocantins, não há circulação do vírus, houve apenas um caso investigado e agora descartado. A população pode ficar tranquila”, enfatizou o médico infectologista da SES/TO, Dr. Flávio Milagres.

 

O secretário estadual da Saúde, Edgar Tollini, reforçou que não há motivos para alarde e que o Tocantins possui estrutura para lidar com situações do tipo. “Somos um dos 5 estados brasileiros a ter um plano de contenção do Coronavírus, antes mesmo de sermos solicitados pelo Ministério da Saúde. Temos estrutura para lidar com esta e outras situações”, reforçou o gestor.

 

Até o momento o Brasil não confirmou nenhum caso de Coronavírus, mas existem 14 suspeitas sendo investigadas em hospitais do Rio de Janeiro (1), São Paulo (7), Santa Catarina (2) e Rio Grande do Sul (4). Mais de 20,4 mil pessoas contraíram o vírus, sendo que 99% dos casos foram registrados na China. No total, 427 mortes já foram confirmadas, sendo 426 na China e uma nas Filipinas.