Inicialmente orçada em mais de R$ 3,3 milhões, a revitalização do trecho urbano da BR-153 em Guaraí, iniciada em outubro do ano passado, não agradou a comunidade, principalmente por ter sido projetada fora dos padrões previstos em seu desenho original. Nesta quarta-feira (16/05), técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela execução do investimento, avaliaram a necessidade da correção de alguns erros detectados.

 

O superintendente do DNIT no Tocantins, Eduardo Suassuna Nóbrega, visitou pessoalmente alguns pontos onde os trabalhos foram realizados nas margens laterais da Avenida Bernardo Sayão, acompanhado da prefeita de Guaraí, Professora Lires Ferneda (PSDB) e dos secretários municipais de Administração e Infraestrutura, respectivamente Raimundo Pessoa e Antônio Carlos Cruz Moura, além de outros técnicos e assessores diretos da prefeitura.

 

Foto: Arquivo/Guaraí Notícias

Revitalização chegou a ser anunciada como uma obra transformadora, o que na prática não aconteceu.

 

Anunciada como uma obra transformadora, tanto pelo DNIT como pela própria Prefeitura de Guaraí, a revitalização do trecho urbano da BR-153 no município incluía a substituição da malha asfáltica da Avenida Bernardo Sayão nos trechos considerados críticos e previa ainda a realização de adequações no sistema de drenagem onde a água da chuva acumulava. Outro ponto previsto na obra era a construção de estacionamentos intertravados em 45 e 90 graus.

 

Passados quase 7 meses desde o início dos trabalhos, que foram executados por uma empresa contratada por meio de licitação, a Construtora ETHOS Engenharia de Infraestrutura S/A, o que se vê é um projeto que parecia ser bonito no papel, como demonstram alguns slides expostos durante a audiência pública que apresentou os primeiros detalhes públicos da obra (REVEJA AQUI), mas que na prática ficou distante de ser funcional e produtiva para a comunidade.

 

Apesar de reconhecer os problemas apontados e confirmados durante a vistoria, o superintendente do DNIT no Tocantins, pelo menos de acordo com uma informação divulgada pela Prefeitura de Guaraí, não se comprometeu em sanar rapidamente as pendências, dando a entender que a “correção dos erros” ainda deve demorar para acontecer, já que provavelmente será necessária a abertura de uma nova licitação, ou seja, mais dinheiro público sendo gasto.

 

Foto: Divulgação/DNIT

Desenho mostra como seriam os dois modelos de estacionamentos, em 45º e 90º, bem diferente do que se viu na prática.

 

Guaraí Notícias procurou o DNIT

 

Há alguns dias o Guaraí Notícias vem tentando contatos por e-mail com a superintendência do DNIT no Tocantins, mas até o momento nenhuma das mensagens enviadas obteve retorno. Durante a vistoria realizada em Guaraí nesta quarta-feira, a imprensa infelizmente não foi convidada e, portanto, também não pôde realizar algumas perguntas que seriam oportunas. Mesmo assim, este veículo continua aberto para esclarecimentos e notas do órgão.