A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/TO) regulamentou nesta última segunda-feira (13/04), por meio de instrução normativa, o uso de sistemas tecnológicos para a gravação de interrogatórios e procedimentos da Polícia Civil. Este tipo de recuso já vinha sendo utilizado em Guaraí dede o início de 2018.

 

Conforme a Normativa, no caso das unidades policiais que possuam sistemas eletrônicos, a gravação de audiências em todos os procedimentos policiais e administrativos passa a ser obrigatória. Já nos casos em que não seja possível realizar a gravação, as audiências devem ser justificadas em termo específico.

 

Na Regional da Polícia Civil de Guaraí existe até uma sala específica para este tipo de rotina. Parte dos equipamentos do ambiente foram doados pelo Poder Judiciário e outros adquiridos pelo Governo do Estado. Em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a tecnologia passou a ser ainda mais utilizada.

 

“Várias delegacias já possuem os equipamentos e a secretaria está finalizando o processo de compra para distribuição a todas as que ainda não receberam estes recursos. Isso torna o trabalho da Polícia Civil mais eficiente, incluindo os processos de investigação”, esclarece o secretário Cristiano Sampaio.