Conforme os dados do Ranking da Universalização do Saneamento, levantamento divulgado recentemente pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (ABES), dos 139 municípios tocantinenses, apenas 11, incluindo Guaraí, possuem sistemas de saneamento básico implementados, ou seja, distribuem água potável de qualidade, tratam esgoto e coletam lixo urbano.

 

Em todo o país o estudo avaliou 1.868 municípios onde esta pesquisa possuía condições mínimas para ser efetivada. Nos demais municípios, mais de 3,7 mil, não foram possíveis encontrar quaisquer informações mínimas, lembrando que os dados são referentes ao ano base de 2017 e fazem parte do processo de avaliação das metas do Plano Nacional de Saneamento Básico (PNSB).

 

Ainda conforme o estudo, apenas 80 municípios entre todos os avaliados no país estão na “categoria máxima”, ou seja, universalizados. Destes, os de grande porte são apenas 29, todos nas regiões Sudeste e Sul. Outros 201 estão na “categoria compromisso com a universalização” e a maioria está nas categorias “primeiros passos para a universalização” e “empenho para a universalização”.

 

A falta de saneamento adequado e a falta de higiene, segundo a Organização nas Nações Unidas (ONU), é responsável por aproximadamente 88% das mortes por diarreia, segunda maior causa de mortes em crianças menores de 5 anos. Estima-se que 94% dos casos de diarreia no mundo sejam registrados devido à falta de acesso à água de qualidade (limpa) e ao saneamento básico.

 

Municípios que possuem saneamento básico no Tocantins:

 

Ananás

Araguaína

Augustinópolis

Carrasco Bonito

Colinas do Tocantins

Guaraí

Gurupi

Palmas

Paraíso do Tocantins

Peixe

Tocantinópolis