Apenas dois dos cinco candidatos inscritos no processo para escolha de diretores das escolas municipais de Guaraí foram aprovados na prova de conhecimentos, segunda de três etapas da eleição. Com este resultado, o município poderá exercer o direito de nomear até seis diretores. A eleição nas unidades com candidatos aprovados nas duas fases acontece no dia 28/03.

 

Instituído em 2011, o processo eleitoral para escolha de diretores das escolas municipais de Guaraí é realizado em três etapas, incluindo a fase de inscrição, a fase de avaliação de conhecimentos e a eleição propriamente dita. Alunos, servidores das escolas, além de pais/responsáveis participam da escolha, efetivada por meio de votação secreta, servindo de modelo para toda a região.

 

As únicas candidatas aprovadas nesta fase do processo eleitoral foram Maria Vitória Bastos da Costa, atual diretora da Escola Municipal JK (centro da cidade) e Heby Valença Brito Brasil, atual diretora da Escola Municipal Leôncio de Sousa Miranda (Setor Pestana). Apesar de já terem passado por duas fases, elas ainda precisam garantir o voto da comunidade escolar para exercerem as funções.

 

A partir de agora as candidatas, que disputaram os votos sem qualquer tipo de concorrência, começam o período de campanha eleitoral, previsto para terminar no dia 26/03. Após a realização da eleição, o município dará posse as eleitas e também aos diretores nomeados. A posse está marcada para acontecer no dia 05/04, lembrando que o novo mandato terá duração de dois anos, até 2021.

 

Escolas da rede municipal de ensino de Guaraí:

 

1 - Escola Municipal Euclides da Cunha (Beira do Rio)

2 - Escola Municipal JK (Centro)

3 - Escola Municipal Leôncio de Sousa Miranda (Setor Pestana)

4 - Escola Municipal Luiz de Camões (Setor Nova Querência)

5 - Escola Municipal Profª. Maria do Socorro Coelho Silva (Setor Aeroporto)

6 - Escola Municipal de Educação Infantil Aquarela (Setor Canaã)

7 - Escola Municipal São Miguel (Canto da Vazante)

8 - Escola Municipal Sossego da Mamãe (Centro)