O mundo das cavalgadas de Guaraí e região perdeu na manhã desta quinta-feira (14/02), vítima de complicações renais, um dos maiores representantes da tradição tipicamente rural, o senhor Sebastião Cândido de Oliveira, conhecido líder da “Comitiva Carro de Boi”. O produtor rural tinha 91 anos de idade e há alguns meses sofria com problemas de saúde, decorrentes da idade.

 

Ao lado dos 8 filhos, netos, bisnetos e até tataranetos, “Seu Sebastião” era figura presente em praticamente todas as cavalgadas de Guaraí e região, um verdadeiro apaixonado pelo que fazia e chamava de “divertimento”. Suas juntas de boi curraleiro saiam sempre na frente de todas as demais comitivas, liderando a tropeada dos cavaleiros e amazonas, fosse na roça ou na cidade.

 

Foto: Aquivo/Guaraí Notícias

Criada por "Seu Sebastião", Comitiva Carro de Boi é um dos símbolos da cultura rural de Guaraí e região.

 

Morador da comunidade rural do Canto da Vazante, região que inclusive é berço de algumas das principais comitivas de Guaraí, Seu Sebastião era também muito querido, especialmente daqueles que admiravam o seu jeito simples, humilde e sempre disposto para ajudar quem precisava. Um homem que deixou ensinamentos valiosos para todos que tiveram a oportunidade de conhece-lo.

 

Durante entrevista recente ao Guaraí Notícias, o patriarca da Comitiva Carro de Boi dizia que sua alegria estava em ver no rosto das pessoas a felicidade durante a passagem dos seus curraleiros, uma tradição que a família trouxe de Bela Vista de Goiás, cidade natal de Seu Sebastião, que certamente será mantida. Veja um vídeo que mostra um pouco da história deste grande personagem guaraiense.

 

 

Obs.: O corpo de “Seu Sebastião” será velado na capela mortuária da Funerária GUARAPAX, instalada nas proximidades do Terminal Rodoviária de Guaraí. O sepultamento está previsto para ocorrer no Cemitério Municipal de Guaraí, a partir das 9h deste sexta-feira (15/02).