Foi publicada nesta última sexta-feira (08/05), o texto da lei que concede reajuste data-base de 4,31% aos servidores do Poder Executivo de Guaraí. A revisão leva em conta a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), corrigindo perdas inflacionárias acumuladas durante o ano de 2019.

 

A proposta de lei havia sido encaminhada para a Câmara de Vereadores em março e foi aprovada no último dia 30/04, durante sessão extraordinária, realizada por videoconferência. Desde 2018 a prefeitura da cidade vem pagando o reajuste de maneira unificada a todas as categorias, sempre no mês de maio.

 

Sem reajustes em 2021 e 2022

 

Devido a uma lei aprovada no Congresso Nacional, que concede socorro financeiro para estados e municípios, o reajuste data-base concedido em 2020 possivelmente não será aplicado em 2021 e 2022, já que para receber este apoio, os municípios precisam congelar seus subsídios por até 1 ano e meio.

 

O socorro financeiro, no caso de Guaraí, será de quase R$ 4,2 milhões, pago em quatro parcelas nos próximos meses. Uma pequena parte do dinheiro será direcionada para ações de combate e prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), mas o maior volume servirá para recompor perdas com arrecadação.