Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Secretarias Municipais de Saúde estão em alerta para a reintrodução do vírus do Sarampo no Tocantins, que desde o ano 2000 não registra nenhum caso da doença. A preocupação dos setores da Saúde é em virtude de dois casos suspeitos registrados em Palmas e Araguaína.

 

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda (manchas na pele), altamente transmissível e contagiosa, que pode evoluir com complicações e levar ao óbito. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de 4 a 6 dias antes do aparecimento do exantema.

 

Conforme dados do Ministério da Saúde, de 2018 até agora foram confirmadas epidemias no Amazonas, com 9.803 casos, Pará, com 62 casos, Bahia, com três casos e no Distrito Federal, com um registro. Neste mesmo período, também conforme o Ministério da Saúde, foram confirmados 12 óbitos relativos à doença.

 

No Tocantins a cobertura vacinal da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola foi de 83,24% do público alvo durante todo o ano passado, sendo que o mínimo necessário recomendado é de 95%. A imunização deve ser aplicada em crianças com ate um ano e em adultos que não se vacinaram.

 

Conforme a técnica de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria Estadual da Saúde, Eliana Ribeiro Oliveira, a vacina é a forma mais eficaz de se prevenir. “A vacina é gratuita sendo disponível nas unidades Básicas de Saúde, por isso alertamos para que todos verifiquem se estão em dia”, explica a Eliana.