Um grupo de alunos do Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão (CERAL) em Guaraí, procurou o Guaraí Notícias nesta semana para relatar a situação que enfrentam devido as condições da unidade. Algumas das salas, segundo relatado, estão com aparelhos de ar-condicionado e ventiladores danificados, sem qualquer ventilação. Além disso, tomadas elétricas estariam pegando fogo.

 

Os estudantes afirmam que a situação vem sendo alvo de reclamações há alguns meses. A falta de manutenção abrange ainda reparos nos banheiros, na caixa d´água que abastece a unidade, entre outras estruturas. No caso da parte elétrica, a informação repassada pela unidade seria de que o transformador que abastece a unidade não estaria conseguindo atender a demanda existente.

 

 

O Guaraí Notícias, diante dos pedidos, procurou a direção da unidade, que, por sua vez, orientou a redação a entrar em contato com a Superintendência Regional de Educação (SRE) de Guaraí. Por telefone, a superintendente Priscilla Arataque Gomes Lomazzi confirmou ter ciência da situação e explicou que a manutenção da parte elétrica aguarda a troca de um transformador para ser feita.

 

Segundo a gestora regional, a manutenção foi autorizada pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC/TO). A escola também deve receber novos aparelhos de ar-condicionado e a caixa d´água que abastece a unidade será trocada. Sobre a troca do transformador, Priscila explicou que o serviço foi solicitado junto a Energisa ainda em 2023. Espera-se que ele seja feito em breve.