A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) lançou o edital do Processo Seletivo Complementar 2025/2 para preenchimento de vagas remanescentes em cursos superiores do Projeto “TO Graduado”, voltado a portadores de diploma de Ensino Superior e egressos do Ensino Médio. A seleção é gratuita e as inscrições podem ser feitas entre 21 e 31 de julho no site concursos.unitins.br.

 

Em Guaraí, estão sendo ofertadas vagas para os cursos de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, com 7 vagas (5 para egressos do Ensino Médio e duas para portadores de diploma de Ensino Superior; e Tecnologia em Gestão Pública, com 6 vagas (5 para egressos do Ensino Médio e uma para portador de diploma do Ensino Superior), lembrando que existem outras 237 vagas em 14 polos.

 

Os candidatos aprovados ingressam diretamente no 2º período dos cursos, mas devem cumprir as disciplinas do 1º período ao longo dos semestres. Não haverá provas e a seleção será realizada por meio de análise do histórico escolar, com base nas maiores médias de áreas específicas para egressos do Ensino Médio e rendimento acadêmico para portadores de diplomas do Ensino Superior.

 

A matrícula dos aprovados está prevista para ocorrer entre os dias 16 e 18 de agosto. É importante que os candidatos leiam com atenção o edital da seleção e acompanhem as divulgações por meio do site oficial. Um cronograma indica as principais datas, incluindo prazos para recursos. A Unitins reforça que não serão aceitas inscrições fora do prazo ou com documentação incompleta.

 

O que é o “TO Graduado”?

 

Instituído pela Lei Estadual Nº 4.003/2022, o “TO Graduado” oferta cursos superiores de curta duração (dois ou três anos) em cidades do interior do Estado e na capital Palmas. A iniciativa busca profissionalizar cerca de 8.000 estudantes até o ano de 2027, lembrando que o primeiro vestibular aconteceu em setembro de 2022. O projeto inicialmente abrangia 12 cidades e agora contempla 15.