A reclamação é generalizada e afeta moradores de toda Guaraí – a falta de manutenção na iluminação pública. Há meses cobranças vem sendo realizadas e no início de maio a Prefeitura chegou a justificar a alta demanda relacionando-a a um possível defeito de fabricação. A promessa agora é de que o problema começará a ser resolvido em junho, se fornecedores entregarem os materiais.
Um ofício assinado por representantes da empresa que fornece esses materiais para a Prefeitura de Guaraí sugere que a entrega deve ser feita nesta semana. Ele foi assinado no dia 14 de maio, estabelecendo um prazo de 20 dias, incluindo o transporte, prazo que encerra justamente nesta quarta-feira, 04 de maio. Sendo assim, se não houver atrasos, a manutenção começa nos próximos dias.
E por que atrasou?
O fornecedor justificou que o atraso se deu por conta de um problema técnico ocorrido em maquinários que inserem LED´s, suporte que é considerado “indispensável para fabricação de luminárias”. A descrição deste problema consta em ofício do fabricante direcionado para o fornecedor no dia 13 de maio. Destaca-se que os documentos foram enviados para a Prefeitura de Guaraí.
Sobre a iluminação pública
Vale ressaltar que a manutenção dos pontos de iluminação pública costuma ser de responsabilidade dos municípios e não das empresas concessionárias que fornecem energia elétrica. No caso de Guaraí, o consumidor inclusive paga pela substituição de lâmpadas danificadas, valor este que é tarifado mensalmente na conta de energia elétrica, sendo regulamentado por leis em vigor desde 1983.
Lei Municipal 03/83 – Institui a Taxa de Iluminação Pública em Guaraí.
Lei Municipal 18/96 – Cria o serviço de iluminação pública em Guaraí.