Na abertura do ano legislativo, durante sessão realizada nesta segunda-feira (04/02), o vereador e presidente da Câmara de Guaraí, Saboinha Junior (PV), disse que pretende retirar as grades que cercam a Praça da Casa de Leis e disponibilizar WiFi grátis para a população no espaço. O parlamentar pediu apoio dos demais pares e espera que a iniciativa se concretize nos próximos dias.

 

Foto: Guaraí Notícias

 

Saboinha pretende dar uma nova utilidade para a praça instalada em frente a Câmara.

 

As grades que cercam o parlamento guaraiense foram colocadas há pelo menos 15 anos e segundo o vereador, perderam sua função para a qual foram projetadas. “Estas grades serviam para proteger o espaço da ação de vândalos. Isso pode ser feito hoje via monitoramento eletrônico, então vamos retirar esta proteção e abrir o espaço para a população poder frequentar”, explicou.

 

Prefeita Lires e Padre Nilson na abertura do ano legislativo

 

Foto: Guaraí Notícias

Prefeita Lires levou mensagem para vereadores na abertura do ano legislativo.

 

A prefeita de Guaraí, Professora Lires Ferneda (PSDB), também esteve na sessão que marcou a abertura do ano legislativo nesta segunda-feira. Em mensagem direcionada aos parlamentares, a gestora pediu apoio para aprovação dos projetos e agradeceu o empenho da Casa de Leis na aprovação de matérias que beneficiaram a comunidade durante os últimos dois anos.

 

Foto: Guaraí Notícias

Atendendo convite da Casa de Leis, Padre Nilson Santos também esteve presente.

 

O pároco responsável pela Paróquia São Pedro de Guaraí, Padre Nilson Santos, também esteve presente na abertura do ano legislativo, atendendo um convite da própria Casa de Leis. Na oportunidade, o representante religioso transmitiu uma mensagem de fé e também aproveitou para falar um pouco sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano – Fraternidade e Políticas Públicas.

 

Plano Municipal de Resíduos Sólidos

 

Foto: Guaraí Notícias

Plano de Resíduos Sólidos ainda não tem prazo para ser votado na Casa de Leis.

 

O primeiro projeto a entrar em discussão neste ano de 2019 é o que estabelece a criação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). A proposta vem sendo discutida desde junho do ano passado e prevê, entre vários aspectos, o fim dos lixões à céu aberto, além de um conjunto ações que propiciem o aumento da reciclagem e da reutilização de resíduos.

 

Dados recendentes indicam que Guaraí produz uma média diária de 18 toneladas de lixo, algo equivalente a 770 gramas por habitante, sendo que 70% destes resíduos são considerados matéria orgânica, ou seja, passíveis de reaproveitamento como adubo, material que poderia ser produzido em usinas de compostagem, sem contar ainda os recicláveis (plástico, papel, metal e vidro).

 

Semana de sessões em Guaraí

 

Foto: Guaraí Notícias

 

População pode acompanhar de perto o trabalho dos vereadores de Guaraí.

 

Vale destacar que a semana de sessões regulamentares referentes ao mês de fevereiro/2019 na Câmara de Vereadores de Guaraí termina na próxima sexta-feira (08/02). Os trabalhos podem ser acompanhados de perto pela, lembrando que as plenárias são realizadas a partir das 9h da manhã. Vale destacar que na quinta e sexta-feira ocorrem ainda as votações das matérias em pauta.