O retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino do Tocantins, programadas para serem reiniciadas gradativamente a partir do dia 3 de agosto, foram adiadas para o mês de setembro, ainda sem uma data definida. O avanço dos números da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), especialmente em relação a quantidade de casos confirmados e óbitos, teriam motivado a decisão.

 

Em nota encaminhada para a imprensa na manhã desta quinta-feira (23/07), a Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esportes (SEDUC) comunicou que o adiamento era previsto no planejamento de retorno das atividades da rede, anunciado no início de junho. Vale destacar que as aulas não presenciais já foram retomadas, mas apenas com os alunos concluintes do Ensino Médio.

 

Ainda conforme a nota, a equipe técnica da SEDUC está promovendo estudos com o objetivo de revisar o planejamento, levando em conta sempre o momento e os números oficiais da pandemia, de forma a garantir que o retorno das atividades presenciais seja seguro, tanto para alunos como professores e toda a equipe escolar, situação que ainda é difícil de ser prevista em todo o mundo.

 

SINTET recomenda cautela

 

Também por meio de nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (SINTET), reforçou a necessidade de cautela em relação ao retorno das atividades presenciais nas escolas públicas estaduais e municipais. A entidade ainda defende que o modelo não presencial seja suspenso, já que muitos alunos encontram dificuldades para se adaptar a esta nova realidade.

 

Unidades estaduais de Guaraí:

 

1 - Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres - Integral (Centro)

2 - Colégio Estadual Antônio Alencar Leão (Centro)

3 - Colégio Estadual Irineu Albano Hendges (Setor Aeroporto)

4 - Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão (Setor Universitário)

5 - Colégio Militar do Estado do Tocantins - Unidade VIII (Centro)

6 - Escola Especial Estrela da Esperança – APAE (Setor Universitário)

7 - Escola Estadual José Costa Soares (Setor Pestana)