O Guaraí Notícias vem à público pedir desculpas aos seus leitores, já que fomos vítima de uma tentativa de fraude constatada em nosso sistema de enquetes, que acabou permitindo o registro de votos considerados inválidos durante um levantamento que avaliava o nível de preocupação da população guaraiense com o impasse que envolve os servidores municipais da educação.

 

A enquete ficou disponível entre os dias 28 de janeiro e 03 de fevereiro. A situação atípica foi percebida logo nos primeiros dias, quando o resultado começou a mudar de maneira “estranha”. De imediato, acionamos a equipe técnica do site, que monitorou o que estava ocorrendo, identificando que mais de 1.500 votos estavam sendo registrados com e-mails inválidos ou inexistentes.

 

A intenção deliberada de modificar o resultado, acabou provocando reações imediatas das pessoas e entidades envolvidas no tema do questionamento, que solicitaram inclusive esclarecimentos à nossa redação. Vale destacar que a falha foi corrigida e o resultado final do levantamento não chegou a ser prejudicado. Apesar disso, optamos por considerar a enquete em questão inválida.

 

Esclarecemos ainda que, a partir de agora, nosso sistema de enquetes terá “camadas extras de proteção”. De modo prático, o sistema continua o mesmo, porém internamente a ferramenta recebeu novas atualizações de segurança. Lembramos que a intenção do Guaraí Notícias não é e nunca foi de se fazer pesquisa, portanto, nossos resultados não possuem valor técnico ou científico.

 

Resultado final (corrigido) da enquete Nº 85 do Guaraí Notícias:

 

Obs.: O resultado final da enquete não inclui os mais de 1.500 votos registrados com o uso de endereços de e-mail inexistentes, eliminados do levantamento.

 

Passo-a-passo para votar nas enquetes do Guaraí Notícias:

 

1 – Acesse o site www.guarainoticias.com.br;

2 – Procure a área de enquetes da semana na capa do site;

3 – Escolha a sua opção de voto no levantamento aberto;

4 – Insira um endereço de e-mail válido, ou seja, que esteja em uso;

5 – Confirme sua votação.

 

Além de não permitir mais o registro de e-mails inválidos, ou seja, inexistentes, o sistema de enquetes do Guaraí Notícias também não permitirá, a partir de agora, mais de um voto por dispositivo, seja ele celular, tablet, computador de mesa ou notebook. O sistema realizará estas análises de forma automatizada, verificando ainda a existências de outros métodos ou tentativas de fraude.