Foram realizadas neste domingo, 20 de outubro, as provas do concurso público da Câmara de Guaraí, certamente com 13 vagas para cargos nos níveis Fundamental e Médio. 576 candidatos confirmaram inscrição, lembrando que a aplicação das questões ocorreu no Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres (CEMOT) e o resultado, conforme edital, deve ser divulgado até 31 de outubro.

 

A banca responsável pela seleção é o Instituto de Desenvolvimento Sociocultural e Cidadania (IDESC), que deve divulgar os gabaritos até esta segunda-feira, 21 de outubro. Cada candidato precisava resolver 40 questões que incluíam conteúdos nas disciplinas de português, matemática e conhecimentos gerais, além de noções de informática e conhecimentos específicos para alguns cargos.

 

 

 

O corre-corre do celular

 

Tanto o edital como a resolução que definiu o local e horários das provas eram claros no sentido de orientar que nenhum candidato poderia adentrar no prédio portando equipamentos eletrônicos, incluindo celulares ou smartphones. Porém, muitos não tiveram atenção neste ponto, resultando em corre-corre intenso nos minutos finais que antecederam o fechamento do portão de acesso.

 

Último concurso no ano 2000

 

O último certame da Câmara de Guaraí foi realizado no ano 2000. Em 2020 um edital chegou a ser lançado, as inscrições foram abertas, porém as provas acabaram não acontecendo, devido restrições da Pandemia Covid-19 e determinações exaradas pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO). O dinheiro das inscrições foi inclusive devolvido aos que solicitaram.

 

Concurso em ano eleitoral?

 

A realização de concursos públicos em ano eleitoral é permitida, sendo vedada apenas a nomeação e posse dos aprovados nos três meses que antecedem a votação e nos três meses posteriores a escolha dos eleitos. Como em 2024 aconteceram eleições municipais, certames estaduais, federais ou do Poder Judiciário não são afetados, podendo ocorrer inclusive a nomeação e a posse.