O arquiteto e engenheiro agrônomo Enaldo Carvalho Lucena, de 43 anos, fez parte da equipe que representou o Estado do Tocantins 19ª edição do Campeonato Sul-americano de Tito Prático Esportivo, evento realizado entre os últimos dias 20 e 23 de abril na cidade de Jataí, interior de Goiás. O guaraiense de coração foi um dos destaques do torneio, que reuniu mais de 400 atirados do Brasil, da Argentina e do Paraguai.

 

Ao todo, a competição possui pelo menos 48 provas distintas, que incluem vários modelos de armar e calibres. A equipe do Tocantins, formada por oito atletas, conseguiu faturar mais de 30 medalhas, além de várias premiações individuais e coletivas. As especialidades de Enaldo são a silhueta metálica, calibre 22 e a carabina, calibre 38, provas que ele inclusive é o atual vice-campeão brasileiro, já ranqueado para a próxima edição do Nacional.

 

Entrevistado pelo Guaraí Notícias, Enaldo disse que participa de competições da modalidade desde o ano de 2012 e conta que já conquistou muitas medalhas em eventos municipais, estaduais e nacionais, mas que esta foi sua primeira participação no Sul-americano. “Comecei no Clube de Tiro de Pedro Afonso em 2012 e desde então venho treinando muito para melhorar a minha prática, mas esta foi a primeira vez que participei do Sul-americano”, explica.

 

O atirador de Guaraí, apesar de ainda não viver profissionalmente do esporte, sonha em conquistar passos mais audaciosos. Uma de suas metas, além de continuar participando de competições nacionais, é a de poder representar o Brasil no Mundial da categoria. “Tudo depende de dedicação, treino e prática, mas que sabe posso chegar a representar o meu país no Campeonato Mundial, esse é sem dúvidas um dos meus grandes sonhos”, disse ele.

 

Foto: Arquivo Pessoal

Competição internacional foi disputada na cidade de Jataí, interior de Goiás.

 

Tiro prático

 

O tiro prático é uma modalidade desportiva em que se utilizam armas de fogo para executar exercícios típicos da competição em alvos de papel ou metal, sendo que a modalidade conhecida como IPSC (arma curta: revólver, pistola e arma longa: rifle, carabina, espingarda) é uma das mais praticadas. No Brasil as principais competições são organizadas pela Confederação Brasileira de Tiro Prático (CBTP), que segue normas de regulamentação internacionais.