O vereador Mikéias Feitosa (DEM), relator da comissão de Finanças, Orçamento, Tributação e Fiscalização solicitou, durante sessão realizada nesta terça-feira (20/10), mais prazo para poder emitir parecer sobre as contas do ex-prefeito Genésio Ferneda, que aguardam votação na Casa de Leis há dois anos.

 

Com parecer prévio do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) recomendando a rejeição, as contas são relativas ao ano de 2013. A defesa do ex-prefeito já foi juntada, mas o relator, que está com o processo há cerca de 50 dias, alega que precisa de pelo menos mais 30 dias para formar sua decisão.

 

O pedido gerou intensas discussões. Parlamentares de oposição entendiam que não havia esta necessidade, enquanto vereadores de situação (maioria), pediam para que a solicitação do relator fosse aceita. Após muito debate, a solicitação foi aprovada pelo plenário, com 7 votos favoráveis e três contrários.

 

Vale destacar que, além de votar as contas de 2013, a Casa de Leis ainda precisa apreciar as contas relativas aos anos de 2015 e 2016, que são do ex-prefeito Francisco Júlio. As contas de 2014, onde o mandato foi dividido entre Genésio Ferneda e Francisco Júlio, já foram votadas e aprovadas em dezembro de 2019.

 

CLIQUE AQUI para rever a íntegra da sessão desta terça (20/10).