Airton Sieben foi nomeado como reitor pro tempore (temporário) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). A publicação que oficializa o nome do professor universitário foi divulgada na última quinta-feira (09/07), seis dias depois do Ministério da Educação (MEC) ter indicado seu nome para a vaga.

 

Criada em julho de 2019, a UFNT aproveitará a estrutura da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de Araguaína e Tocantinópolis. Além das duas cidades, a estruturação da instituição de ensino superior pública, 1ª do governo Jair Bolsonaro (Sem Partido), possui campi previstos para Xambioá e Guaraí.

 

O reitor temporário permanecerá no cargo até o estabelecimento de uma comissão para elaborar o estatuto da nova universidade, incluindo ainda a criação da identidade jurídica, além da migração dos sistemas, recursos, criação dos orçamentos institucionais e treinamento dos servidores advindos da UFT.

 

Perfil do reitor pro tempore

 

Natural do Rio Grande do Sul, Airton Sieben tem 47 anos e mora em Araguaína desde 2004, mesmo ano em que se tornou professor da UFT. O reitor pro tempore é graduado e pós-doutorado em Geografia. Ele ainda participou ativamente do processo de criação da UFNT, iniciado há pouco mais de 5 anos.