Que tal poder bloquear as insistentes e inoportunas ligações de telemarketing com alguns cliques? Saiba que isso será possível a partir desta terça-feira, 16 de julho, quando termina o prazo dado pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), para que as principais empresas do setor de telefonia, TV por assinatura e internet implementassem mecanismos do tipo.

 

A ANATEL determinou tal medida em função da elevada quantidade de reclamações por parte de consumidores, mais de 14 mil só nos primeiros cinco meses de 2019. Estimasse que nove em cada dez brasileiros já tenham recebido algum tipo de ligação indesejada de telemarketing, porém menos de 20% dos afetados costuma procurar órgãos de proteção do consumidor para reclamar.

 

A partir de agora, o consumidor que não quiser mais receber ligações com ofertas de empresas do segmento de telecomunicações, incluindo operadoras de telefonia móvel, internet e TV por assinatura, deverá se cadastrar no site naomeperturbe.com.br. Vale destacar que o cadastro no site não bloqueia ligações com a finalidade de pesquisa ou de empresas de outros segmentos.

 

Segundo o presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, a agência continuará fazendo o monitoramento das empresas que ligam demasiadamente para os consumidores, mesmo com a implantação do novo cadastro. “A implementação da lista nacional de “não perturbe” busca proteger o consumidor do comportamento das empresas. Vamos continuar monitorando”, afirmou.