Quase 90 mil trabalhadores estão procurando emprego com carteira assinada em todo o Tocantins. Isso é o que apontam os dados de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mede a taxa de desemprego no país. Os números integram a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Contínua (PNAD-C), divulgada nesta última quinta-feira (16/05).

 

Conforme o levantamento, referente ao primeiro trimestre de 2019 – janeiro, fevereiro e março deste ano – a taxa de desocupação dos tocantinenses corresponde a 12,3% da população do Estado. O volume de trabalhadores que procuram emprego com carteira assinada é inclusive maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando a taxa de desocupação era de 11%.

 

O supervisor do IBGE no Tocantins, Paulo Ricardo Amara, explica que a variação observada no Estado indica estabilidade. "É uma situação natural onde as contratações que aconteceram no fim do ano acabaram perdendo o efeito. As pessoas foram demitidas e voltaram a fazer parte da taxa de desocupação. Por isso, dizemos que o índice se manteve estável, com um pequeno crescimento."

 

Apenas três estados do país registraram queda nos índices de desemprego na comparação com o primeiro trimestre de 2018 - Pernambuco (de 17,7% para 16,1%), Minas Gerais (de 12,6% para 11,2%) e Ceará (de 12,8% para 11,4%). As maiores altas foram registradas nos estados do Acre (de 13,1% para 18%), em Goiás (de 8,2% para 10,7%) e no Mato Grosso do Sul (de 7% para 9,5%).