As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2019) serão realizadas em todo o país no próximo domingo (25/08). No Tocantins, os quase 31 mil inscritos devem procurar com antecedência os locais onde farão o exame para evitar problemas de localização.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), todas as informações estão disponíveis na página do participante do Encceja (enccejanacional.inep.gov.br). Lá, os candidatos encontrarão os locais de provas, horários e demais orientações para a realização das provas.

 

As provas serão aplicadas em dois turnos. Pela manhã, os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45, com o início das provas marcado para as 9h e término para às 13h. A tarde, a abertura dos portões ocorre às 14h30 e o fechamento às 15h15. As provas vão das 15h30 às 20h30, sempre no horário de Brasília.

 

O Encceja é um exame voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), mais de 2,9 milhões candidatos se inscreveram na edição 2019 em todo o país.