No próximo domingo, 30 de novembro, a partir das 9h15, acontecem as provas do vestibular ‘TO Graduado’ 2026/1 da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que oferta 1.240 vagas em 15 polos espalhados pelo Estado. Deste total, são 80 vagas em Guaraí, com quase 400 candidatos concorrentes, que realizarão as provas no Colégio Estadual Antônio Alencar Leão (CEAAL) e no Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres (CEMOT), onde funciona o polo local.

 

O edital com informações sobre a prova, incluindo endereços de aplicação, horário de abertura e fechamento dos portões e a listagem com os nomes dos candidatos confirmados e seus respectivos locais de prova foi publicada no último dia 19 de novembro e pode ser visualizada NESTE LINK ou então por meio da página do candidato no site www.unitins.br/Concursos/Publico, clicando na guia “Vestibular” e, depois em “VESTIBULAR 2026/1 - TO GRADUADO”.

 

Em todo o Estado são três cursos ofertados, porém dois deles estão com vagas em disputa no polo de Guaraí para o próximo ano letivo: Tecnologia em Gestão do Agronegócio (TGA) e Tecnologia em Gestão Pública (TGP), cada um com 40 vagas, sendo que 50% delas são direcionadas para alunos que concluíram o Ensino Médio em instituições de ensino da rede pública. A prova terá 30 questões de múltipla escolha (Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais).

 

O que é o “TO Graduado”?

 

Instituído pela Lei Estadual Nº 4.003/2022, o ‘TO Graduado’ oferta cursos superiores à distância e de curta duração em cidades do interior do Estado, além da capital Palmas. A iniciativa busca profissionalizar cerca de 8.000 estudantes até o ano de 2027, lembrando que o primeiro vestibular aconteceu em setembro do ano de 2022. O programa inicialmente abrangia 12 cidades, mas agora contempla 15, porém com a possibilidade de ser ampliado nos próximos anos.

 

Cursos e polos ‘TO Graduado’

 

As graduações do ‘TO Graduado’ são todas na modalidade de Educação à Distância (EaD), porém parte dos encontros ocorrem de forma presencial nas sedes dos polos, onde é oferecida estrutura com laboratórios e salas de aula.

 

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS): Araguaçu, Arapoema, Caseara, Itacajá, Natividade, Palmas, Paranã, Ponte Alta do Tocantins, Sítio Novo, Xambioá.

 

Tecnologia em Gestão do Agronegócio (TGA): Campos Lindos, Colinas do Tocantins, Colméia, Guaraí, Miranorte, Palmas.

 

Tecnologia em Gestão Pública (TGP): Araguaçu, Arapoema, Campos Lindos, Caseara, Colinas do Tocantins, Colméia, Guaraí, Itacajá, Miranorte, Natividade, Palmas, Paranã, Ponte Alta do Tocantins, Xambioá, Sítio Novo.