O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), passaporte de entrada para as grandes universidades públicas e privadas do país, vai passar por mudanças na edição de 2017, prevista para acontecer em novembro. Algumas das alterações foram anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC), na manhã desta quinta-feira (09/03), durante uma coletiva de imprensa.

 

Realizado normalmente em dois dias seguidos, um sábado e um domingo, a partir deste ano o ENEM ocorrerá dentro de um intervalo de uma semana, em dois domingos. O objetivo é equacionar um problema que causava incômodo aos estudantes “sabatistas”, praticantes de religiões que consideram sábado como sendo um dia sagrado.

 

Com a mudança, as avaliações serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Haverá ainda alterações para garantir mais segurança na aplicação do exame. Ao invés dos cadernos de questões divididos em quatro cores, os estudantes receberão cadernos personalizados, identificados apenas com nome e número de inscrição, dificultando a fraudes cada dia mais elaboradas.

 

O pacote de mudanças determina ainda que o exame não será mais usado como termômetro da qualidade de escolas, não produzindo mais os tradicionais rankings de colégios melhor avaliados. Para a finalidade de medir o nível das escolas, será adotada a partir deste ano outra avaliação oficial, o SAEB, que segundo o próprio MEC “é um medidor mais confiável”.