A comunidade de Guaraí conheceu, na noite desta sexta-feira, 03 de outubro, durante a realização da tradicional “Feira dos Sabores”, que acontece uma vez por mês na Praça da Prefeitura, as primeiras impressões do projeto-piloto “Salve Alimentos”, que busca mudar uma dura realidade brasileira, o desperdício de alimentos. A iniciativa experimental une estudantes, um supermercado e um App.

 

A ideia nasceu de discussões envolvendo alunos do 2º período do curso de Gestão do Agronegócio, ofertado por meio do programa “TO Graduado” da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que possui polo no município. A orientação da atividade é da tutora e engenheira agrônoma Fabrícia Mendes, lembrando que a atividade reúne estudos da disciplina “Projeto Extensionista I”.

 

A iniciativa do projeto-piloto surgiu dentro de sala de aula.

 

Estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que o Brasil desperdiça cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos por ano, quase 30% da produção nacional. Enquanto milhões enfrentam insegurança alimentar, toneladas de comida, boa parte ainda consumível, vira lixo. Este desperdício também contribui para até 10% das emissões globais de gases do efeito estufa.

 

Diante disso, acadêmicos, em parceria com o Supermercado Giglio’s e o aplicativo Mais Delivery, aproveitaram recursos tecnológicos para divulgar promoções de alimentos ainda aptos para o consumo, mas que estão próximos do vencimento. Eles são ofertados com até 50% de desconto, oportunizando giro de estoque para o comerciante e oferta alimentar atrativa aos consumidores.

 

Oficina de compostagem realizada na Horta Comunitária "Vó Alzira" no Setor Pestana.

 

Outra frente do projeto-piloto promove a técnica da compostagem, aproveitando alimentos que não servem mais para consumo humano, transformando-os em adubo orgânico com alto valor agregado. O primeiro espaço atendido nesta fase foi a Horta Comunitária "Vó Alzira", situada no Setor Pestana, onde produtores participaram de uma oficina prática realizada no último dia 20 de setembro.

 

A ideia é que, até o fim do semestre letivo em dezembro, dados gerados pelos universitários possam ser publicados e se transformem em informação científica útil. Mais do que uma atividade acadêmica, o grande foco deste trabalho é que, já a partir do próximo ano, outros parceiros possam ser agregados a iniciativa, estimulando a mentalidade do consumo sustentável em toda a comunidade.

 

Gostou da ideia? Então use o App Mais Delivery, disponível em maisdeliveryapp.com.br/h/, procure pelo Supermercado Giglio’s e faça suas compras online, sem sair de casa.