Imóveis rurais de Guaraí, com altos índices de queimadas registradas nos últimos três anos, recebem nesta semana a visita de técnicos de vários órgãos ambientais. A ação integra o projeto “Foco no Fogo”, que visa reduzir o número de queimadas no Tocantins, por meio atividades preventivas e educativas.

 

A ação é desenvolvida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Defesa Civil, que juntos integram o Comitê do Fogo, conselho que reúne esforços na luta contra as queimadas.

 

Além de Guaraí, também estão sendo visitadas propriedades rurais dos municípios de Ponte Alta do Tocantins, Pium e Pedro Afonso, lembrando que os imóveis foram identificados com base em um estudo técnico desenvolvido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), que analisou imagens de satélite.

 

Entre junho e setembro, por conta do período de estiagem, o número de queimadas em todo o Tocantins aumenta de forma exponencial. Muitos produtores rurais, baseados em conhecimentos ultrapassados, se utilizam de tal prática com o objetivo de renovar pastagens, mesmo isso não sendo permitido.

 

Denuncie crimes ambientais

 

Presenciou ou tem informações sobre a prática de crimes ambientais no Tocantins, incluindo queimadas? Então denuncie as autoridades competentes e ajude a identificar e punir quem comete ilegalidades contra a fauna e flora.

 

Polícia Militar – 190

Defesa Civil – 199

Bombeiros – 193

Linha Verde – 0800 63 1155

Linha Verde online – CLIQUE AQUI

Whats Ambiental – (63) 9 9988-0030