O presidente da Câmara de Vereadores de Guaraí, Saboinha Júnior (PV), solicitou, durante a sessão realizada nesta quinta-feira (20/02), autorização dos demais pares para que seja dado início ao processo de realização do concurso público para provimento de cargos na Casa, previsto para acontecer em 2020.

 

A expectativa é de que o projeto de resolução que solicita autorização para realização do certame seja aprovado até o início de março. O último concurso realizado pela Câmara de Guaraí aconteceu no ano 2.000 (20 anos). Atualmente a Casa de Leis possui 24 servidores, sendo que apenas 4 são efetivos.

 

Ao contrário do que se imagina, concursos não são proibidos durante ano de eleições. É permitido inclusive abrir inscrições e aplicar provas. A única restrição está nas nomeações dos aprovados, que devem acontecer três meses antes ou três meses após o período eleitoral, ou seja, antes de julho e após dezembro.

 

Em setembro passado, o atual presidente da Casa de Leis já havia demonstrado interesse em promover o concurso. Na época, o gestor procurou representantes de outras instituições, definindo ainda uma comissão interna dentro da Câmara para promover estudos sobre o número de vagas e os impactos financeiros.