41 residentes de Guaraí tiveram o sorriso renovado neste ano, graças a um programa da Secretaria Municipal de Saúde. A ação, desenvolvida desde 2019, oferece próteses dentárias aos atendidos e passou a integrar recentemente o programa “Brasil Sorridente”, com atendimento por meio dos postos de saúde.

 

Para ter acesso ao programa de reabilitação dentária, os residentes interessados devem antes passar por triagem, sendo contemplados de acordo com a lista de espera, que prioriza “critérios de idade e urgências (sem dentes)”, informa a gerente municipal de Saúde Bucal de Guaraí, Elizabeth da Silva Martins.

 

 

“Não é estética, é uma necessidade básica de saúde. A perda dos dentes causa prejuízo físico e emocional. Com o sorriso alterado, o paciente fica envergonhado ao sorrir, com aparência mais envelhecida, podendo acarretar problemas psicológicos”, explica a cirurgiã dentista do município, Vânia Ribeiro Cosac.

 

Conforme relatos, após a reabilitação dentária, muitos dos pacientes atendidos fazem questão de mostrar seus novos sorrisos e agradecer pela oportunidade recebida. “Muito gratificante este resultado. Vamos continuar com o projeto social para atender nossa população”, garante a prefeita Fátima Coelho (UB).

 

 

Obs.: Texto editado com base em informações fornecidas pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaraí.