A assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEDUC/TO) divulgou nesta sexta-feira (10/05), véspera do Dia das Mães (12 de maio), algumas histórias envolvendo mães professoras do Tocantins e suas filhas que seguiram os mesmos passos. Um destes relatos envolve educadores que atuam em Guaraí, mostrando que a vocação pode sim vir de berço.

 

A professora Juvercina de Sousa Santos, que atua há 30 anos como educadora e hoje trabalha na Diretoria Regional de Ensino (DRE de Guaraí), conta que começou a lecionar ainda criança. “Nasci para ser professora, desde a minha infância ajudava colegas com dificuldades no aprendizado. Comecei ministrando reforço numa sala improvisada da casa dos meus pais”, contou.

 

Foto: Arquivo Pessoal

Nascida em Guaraí, professora Juvercina começou a lecionar ainda criança, dando aulas de reforço em uma sala improvisada na casa dos pais.

 

E foi justamente em casa que a filha Helga de Souza Santos, que se formou como farmacêutica bioquímica há alguns anos, também encontrou o incentivo para seguir os passos da mãe. Depois de se especializar, a profissional também passou a lecionar e hoje é uma das professoras que atuam no Colégio da Polícia Militar da cidade, ministrando disciplinas nas áreas de química e física.

 

“Escolhi ser professora pelo poder que a profissão tem de transmitir conhecimentos, mostrar ideias e transformar vidas. Tenho orgulho de ter como mãe uma mulher que ensinou a mim e tantas outras pessoas que o mundo não tem limites e que cada um pode alcançar seus sonhos, basta acreditar e correr atrás deles. Além de ensinar, minha mãe vive o que prega”, conta Helga.

 

Foto: Arquivo Pessoal

Professora Helga, filha de Juvercina, também aprendeu a gostar da profissão em casa e acabou seguindo os passos da mãe; hoje ela atua lecionando disciplinas de química e física.