90 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais Leôncio de Sousa Miranda (Setor Pestana) e Professora Maria do Socorro Coelho Silva (Setor Aeroporto), receberam em Guaraí nesta sexta-feira, 22 de agosto, o diploma de formandos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), promovido em parceria com a Polícia Militar (PM/TO).

 

A cerimônia foi realizada no Centro de Eventos “Saboião” e contou com a presença de diversas autoridades públicas, incluindo representantes de todas as esferas da sociedade organizada. Trata-se de um gesto representativo para as crianças que assumiram o compromisso público de permanecerem longe das drogas, após passarem por um processo de formação durante os últimos meses.

 

Ativo em Guaraí desde o ano de 2009, o PROERD é um programa social e preventivo de combate ao uso de drogas, voltado para crianças e adolescentes matriculados nas redes de ensino pública e privada. Por meio de apostilas, com aulas uma vez por semana, durante um período de quatro meses, os estudantes recebem orientações repassadas por policiais que são capacitados para a ação.

 

Histórico do PROERD

 

Criado em 1983 nos Estados Unidos, o PROERD chegou ao Brasil no ano de 1992. A metodologia de ensino atualmente é adotada por quase 60 países. Durante as aulas, os instrutores ensinam os estudantes a se manterem longe de más companhias, evitando a violência e resistindo às pressões diretas ou indiretas, estabelecendo um elo de confiança entre polícia, escola e a família.