Agentes que atuam no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Guaraí, resgataram na madrugada deste domingo (09/09), quatro filhotes de cães de raça, transportados dentro do bagageiro de um ônibus. Um dos animais estava preso à trava do compartimento e apresentava sérias lesões na coluna vertebral.

 

Os policiais informaram que ao abrirem o bagageiro do ônibus, que fazia linha entre Goiânia-GO e Imperatriz-MA, já se depararam com um dos filhotes preso junto à trava de segurança do compartimento. Os demais cães estavam soltos em meio as bagagens, sendo três da raça Rottweiler e um Shih-tzu.

 

Questionado, o motorista do ônibus informou que a caixa onde os filhotes estavam teria sido despachada como encomenda simples. Os animais seriam levados até o Estado do Maranhão. Diante da situação, os cãezinhos foram levados até a Delegacia de Polícia Civil de Guaraí, onde o caso foi registrado.

 

A PRF informou que os responsáveis por despacharem os cãezinhos como uma encomenda simples podem responder pelo crime de maus-tratos aos animais, previsto na Lei Federal Nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). As penas, em caso de condenação, podem chegar até 1 ano de prisão, além de multa.