Uma criança de 6 nos foi resgatada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) neste último domingo, 29 de setembro, caminhando sozinha às margens da BR-153 em Guaraí. O menor de idade, que estava com uma mochila nas costas, contou aos agentes que iria para a casa de uma tia em Tabocão, distante 25 quilômetros.
Segundo a PRF, a criança foi avistada já na saída da cidade. Diante dos fatos, equipes responsáveis foram imediatamente informadas. Como estes sabiam o endereço de residência, orientaram que ele fosse levado até o local. Aparentemente a família não tinha conhecimento da "aventura" do pequeno.
O caso será acompanhado pela Assistência Social do município. Em princípio, registrou-se a ocorrência de encaminhamento de criança em situação de vulnerabilidade, lembrando que as leis vigentes no Brasil determinam que até os 12 anos, menores devem estar sempre acompanhadas de adulto responsável.
Principal causa de mortes
Sinistros de trânsito são a principal causa de morte no Brasil envolvendo crianças e adolescentes com até 14 anos. Em média, as ocorrências do tipo são geradoras de 3,3 mil óbitos anuais nesta faixa etária. Na maioria dos casos, estas vidas perdidas poderiam ter sido salvas com cuidados considerados básicos.