Já está disponível no site da Polícia Rodoviária Federal (PRF) o mais novo serviço de localização de veículos furtados ou roubados do país. O Sistema Nacional de Alarmes (SINAL) substitui o antigo SINARF/Alerta. Após o cadastro, uma mensagem é enviada para todos os policiais da corporação que atuem em um raio de 100Km de onde a ocorrência foi registrada.

 

A grande vantagem do novo serviço está na rapidez com que a informação registrada pela vítima chega a todos os policiais rodoviários federais que atuem nas proximidades de onde o crime ocorreu. Para dar mais credibilidade, os agentes da PRF poderão ainda acessar os dados lançados no SINAL, com o objetivo de conferir se as informações são verdadeiras.

 

Dados da própria PRF indicam que somente no ano passado foram recuperados mais de 6 mil veículos em todo o país. A expectativa é que este número aumente em pelo menos 50%, lembrando que as informações sobre o veículo devem ser mantidas em local seguro e de fácil acesso para facilitar o registro no sistema, caso ele venha a ser furtado ou roubado.

 

Para inclusão do registro, o cidadão deve acessar o ícone “SINAL” pelo portal da PRF ou diretamente pelo link www.prf.gov.br/sinal. A PRF ressalta ainda que o registro no SINAL não substitui a necessidade de lavratura de boletim de ocorrência na Polícia Civil. O registro no sistema também pode ser feito por telefone, através da central 191 da corporação Federal.