Durante fiscalização de rotina, agentes do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Guaraí apreenderam nesta quarta-feira (02/09), mil cartelas com 20 mil comprimidos de Pramil, medicamento fabricado no Paraguai e normalmente associado ao tratamento de disfunção erétil, que possui venda proibida no Brasil.

 

Os medicamentos importados estavam armazenados em várias caixas despachadas como encomenda no bagageiro de um ônibus. O veículo havia saído do Rio de Janeiro e o destino final da viagem seria o interior do Estado do Maranhão. O transporte era acobertado por documentação fiscal falsificada.

 

Foto: Divulgação/PRF

Medicamentos estavam sendo transportados no bagageiro de um ônibus como encomenda.

 

A carga, segundo as informações apuradas pela PRF, estaria avaliada em cerca de R$ 11 mil, caso tenha sido comprada no Paraguai. No Brasil, ainda segundo as informações da PRF, o fármaco pode ser revendido pelo triplo do valor. Os medicamentos seriam entregues para uma farmácia na cidade de Pinheiro (MA).

 

O motorista do ônibus, de 39 anos, informou que esta seria a 3ª vez que fazia o transporte da encomenda para o mesmo destinatário. Ele acabou sendo preso e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil, lembrando que o seu nome não foi informado. Em princípio, o condutor responderá pelo crime de contrabando.

 

Efeitos colaterais graves

 

Fabricado no Paraguai, o Pramil teve sua venda proibida no Brasil em 2002 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), pois o fabricante não conseguiu comprovar a eficiência do produto, que pode apresentar efeitos colaterais graves em pessoas com problemas cardíacos, incluindo hipertensos.